Módulos do curso

Veja aqui os 20 módulos abordados no curso e o conteúdo

Módulo 1 - Bases Neurobiológicos da Aprendizagem

· Neuroanatonomia

· Neurofisiologia

Introduz as bases fundamentais do funcionamento do sistema nervoso, central e periférico. Estuda as relações entre as funções do sistema nervoso e os processos neurais de aprendizagem humana, bem como os fatores endógenos e exógenos que podem causar alterações nos processos neurais da aprendizagem humana.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Dr. José Alexandre Bastos: Médico, neurologista infantil, responsável pelo Departamento de Neurologia Infantil da FAMERP; Professor Doutor em Ciências da Saúde; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia; Título de Especialista em Neurologia Infantil pela AMB; Autor do Livro “O Cérebro e a Matemática”; Coordenador Médico do Projeto Gato de Botas. Coordenador da pesquisa: The Prevalence of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School system (primeiro trabalho sobre Discalculia, publicado na América Latina)

Módulo 2 - Papel do Profissional Especializado

· Conceitos Básicos e Atuação dos profissionais especializados

· Discute o conceito de especialização, as bases teóricas que a sustenta a atuação profissional no contexto institucional e clínico.

· Especificidades da atuação clínica e institucional

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de São José Rio Preto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina).

Módulo 3 - ​Desenvolvimento Humano: Transtorno do Neurodesenvolvimento 

· TEA, Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, estudam os transtornos e síndromes segundo o DSM-V, CID-10 e CIF.

· Analisa os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada patologia. Discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem. Analisa e estuda as alterações comportamentais e a influência dos transtornos emocionais no processo de aprendizagem.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Dr.Gilberto Emílio Nogueira: Médico pela Universidade Federal do Mato Grosso, especialização em psiquiatria da Infância e Adolescência na Unicamp – Campinas; Atuou como psiquiatra Infantil no Gato de Botas; Atende na Clínica CLINE em são José do Rio Preto; Atende no ITEC em Araçatuba; Médico psiquiatra das APAES de Catanduva e Bebedouro. 

Módulo 4 - Desenvolvimento e Comportamento Motor

· Transtornos Motores e Abordagens Terapêuticas;

· Entendimento dos processos de crescimento e desenvolvimento, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam; O movimento humano e suas relações com a prática e experiência. Os elementos básicos da Aprendizagem motora: Habilidades motoras, prática, estágios da aprendizagem, processamento de informação e tomada de decisão, feedback, atenção e memória. O sistema nervoso no movimento e o ajuste motor. Desenvolvimento motor e sua relação com os desenvolvimentos cognitivos e afetivos.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Dulcinei Manzato Bernardo: especialista; Terapeuta Ocupacional; Psicomotricista graduada pela UNIMEP; Especialização em Psicomotricidade pela UNICAMP; Clínica no Instituto de Neurologia Rio Preto.

Módulo 5 - Emoção e Comportamento Social

· Neurologia do Adolescente

Estuda a base neurofisiológica da emoção e o modelo cognitivo do desempenho social que é mediado por habilidades sociocognitivas. Discute os instrumentos de avaliação e intervenção no trato com questões emocionais e do comportamento social que influenciam nos processos de aprendizagem e na vida adulta.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Prof. Dr José Alexandre Bastos: Responsável pelo Departamento de Neurologia Infantil da FAMERP; Professor Doutor em Ciências da Saúde; Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia; Título de Especialista em Neurologia Infantil pela AMB; Autor do Livro “O Cérebro e a Matemática”; Coordenador  Médico do Projeto Gato de Botas. Coordenador da pesquisa: The Prevalence of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School system (primeiro trabalho sobre Discalculia, publicado na América Latina)

Módulo 6 - Aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil

· Linguagem, 

· Leitura e Escrita

Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita. Discute a aplicação de instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita, compreensão leitora, interpretação e compreensão textual;

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Módulo 7 - Funções Linguísticas

· Consciência Fonológica

· Transtorno de aprendizagem x dificuldade de aprendizagem

· Dislexia e rotas de acesso (visual e fonológica)

· Consciência fonológica

· Manifestações cognitivo-linguísticas da dislexia do desenvolvimento

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos) 

Profissional responsável: Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Módulo 8 - Educação Especial Inclusiva

· Educação Especial Inclusiva:

· Legislação, Deficiências, TEA, Altas Habilidades;

· Discute a trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, acessibilidade, adaptações curriculares, tecnologia assistida; e paradigmas.

· Estuda as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva.

· Analisa a legislação brasileira (contexto atual) e as políticas públicas para a Educação Inclusiva

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Dra. Renata de Oliveira Brito, Especialista, Professora de Atendimento Educacional Especializado em: Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Especialização em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e/ou com Atraso no Desenvolvimento Intelectual : Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Além de curso de aperfeiçoamento em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também advogada e foi Vice-Coordenadora da Comissão Direito das Pessoas com Deficiência - OAB Rio Preto

Módulo 9 - ​Neurociências Aplicadas a Educação

· Funções Corticais Superiores, Atenção e Memória.

· Estuda o sistema sensorial e sua relação com os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção.

· Discute os processos de autorregulação (funções executivas) e os comportamentos de risco (influência socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono) e suas influências no processo de aprendizagem.

· As Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e práticas neuroplasticidade.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Profa. Avelina Moraes, Psicóloga com especialização e Neupsicologia, pelo instituto de doenças neurológicas de São Paulo (INESP); Mestrado em Ciências da Saúde (FAMERP), Especialização em Psicoterapia Comportamental / Cognitiva (FAMERP), Clínica na área de avaliação neuropsicológica (infantil/adulto e idoso) na cidade de São José do Rio Preto - SP;

Módulo 10 - Psicologia

· Terapia Cognitivo-Comportamental nos Transtornos da Infância e da Adolescência e as repercussões na aprendizagem;

· Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade e as Dificuldades de Aprendizagem.

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Profa. Avelina Moraes, Psicóloga com especialização e Neupsicologia, pelo instituto de doenças neurológicas de São Paulo (INESP); Mestrado em Ciências da Saúde (FAMERP), Especialização em Psicoterapia Comportamental / Cognitiva (FAMERP), Clínica na área de avaliação neuropsicológica (infantil/adulto e idoso) na cidade de São José do Rio Preto –SP. 

Módulo 11 - ​Altas Habilidades/Superdotação

· Identificação

· Atendimento Especializado

· Inclusão

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Profa. Dra. Carina Alexandra Rondini, Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde, pela FAMERP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) e Ensino e Processos Formativos (UNESP/Jaboticabal-Ilha Solteira-São José do Rio Preto). CEO da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento. 

Módulo 12 - ​Oficina de Altas Habilidades

· Manipulação de instrumentos de rastreio de comportamentos de superdotação;

· Laudo e encaminhamentos.

Carga horária: 5 horas (5h presencial)

Profissional responsável: Profa. Dra. Carina Alexandra Rondini, Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde, pela FAMERP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) e Ensino e Processos Formativos (UNESP/Jaboticabal-Ilha Solteira-São José do Rio Preto). CEO da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento. 

Módulo 13 - ​Oficinas, Jogos e Instrumentos de Avaliação Autorizados

· Testes

· Jogos

· Protocolos

· Relatórios

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável: Profa. Ana Jamara Pedagoga especializada em Neuropsicopedagogia / Psicopedagogia, atua com crianças e adultos em clínica e na Prefeitura de Frutal, Minas Gerais.

Módulo 14 - ​Desenvolviemnto Humano part. 2

· Principais Transtornos, como e porque tratamos.

· Proposta de intervenção e farmacologia

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissional responsável, Dr José Robson Samara R de Almeida Junior: Mestre em Ciência da Saúde, possui graduação em Medicina pela Universidade de Marília, Residência Médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Marília e Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2010). Tem experiência na área de Clínica Médica e Psiquiatria da Infância e Adolescente.

Módulo 15 - ​Perspectivas atuais para diagnóstico e intervenção nos Transtornos de Aprendizagem

· Identificação precoce da dislexia do desenvolvimento;

· Aspectos gerais e concepções pedagógicas e procedimentos;

· Diagnósticos psicopedagógicos nos TA – (Transtornos de Aprendizagem)

· Intervenções nos T A (transtornos de Aprendizagens), fundamentos, estratégias e Inclusão;

· Protocolos de Triagem de TA - (Transtornos de Aprendizagem);

· Ficha de identificação precoce das dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil;

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissionais responsáveis: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de SJRPreto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina).

Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Profa. Avelina Moraes, Psicóloga com especialização e Neupsicologia, pelo instituto de doenças neurológicas de São Paulo (INESP); Mestrado em Ciências da Saúde (FAMERP), Especialização em Psicoterapia Comportamental / Cognitiva (FAMERP), Clínica na área de avaliação neuropsicológica (infantil/adulto e idoso) na cidade de São José do Rio Preto - SP;

Módulo 16 - ​Oficinas Neurossensoriais de Linguagem com Enfoque Pedagógico

· Experiência de aprendizagem mediada que demonstram a promoção e a modificabilidade cognitiva ao desenvolver na criança com TA o desejo e disponibilidade para aprender,

· Vivência de práticas em atividades de linguagem oral e escrita nos Transtornos de Aprendizagem;

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissionais responsáveis: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de SJRPreto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina). 

Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Módulo 17 - ​Oficinas Motoras e Psicomotoras

· Noção de espaço que o corpo ocupa

· Coordenação Motora Global e Fina

· Equilíbrio

· Ritmo

· Organização Espaço Temporal

· Esquema Corporal

· Lateralidade

· Respiração e Relaxamento

Carga horária: 8 horas (5h presencial + 3h estudos)

Profissionais responsáveis: Renato da Silva Santos: especialista em psicomotricidade; Graduado em Educação Física no ano de 2004 pela ESEFIC; Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva Especializado em Educação Física Escolar pela UNIRP (2010); atuou no Gato de Botas por 6 anos; Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na América School for Kids – Escola Bilingue: Educação Física e Psicomotricidade do Berçário / Fundamental I e II.

Módulo 18 - ​Estudos Autônomos

Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias que fundamentam a Neurociências da Educação e sua aplicação na prática. 

· Sugestão de leituras

· Artigos

Carga horária: 20 horas (5h presencial + 15h estudos)

Profissionais responsáveis: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de SJRPreto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina).

Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Módulo 19 - ​Estudo de Caso

· Supervisão docente do caso planejado pelo discente;

· Aperfeiçoamento técnico pedagógico;

· Apresentação de relatório de finalização do caso estudado.

Carga horária: 5 horas (5h estudos)

Profissionais responsáveis: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de SJRPreto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina).

Profa. Avelina Moraes, Psicóloga com especialização e Neupsicologia, pelo instituto de doenças neurológicas de São Paulo (INESP); Mestrado em Ciências da Saúde (FAMERP), Especialização em Psicoterapia Comportamental / Cognitiva (FAMERP), Clínica na área de avaliação neuropsicológica (infantil/adulto e idoso) na cidade de São José do Rio Preto -SP;

Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Módulo 20 - Acompanhamento de caso

· Acompanhamento de caso documentado. 

Carga horária: 22 horas (22h entrevistas)

Profissionais responsáveisl: Angela Mª Traldi Cecato: Pedagoga especialista em Psicopedagoga atuou como Coordenadora Pedagógica do Centro Multidisciplinar Gato de Botas (FMERP e Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto) de 2000 a 2017; Especialista em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia-ABD; Atua como psicopedagoga com as crianças e adolescentes na Vara da Infância e no Ministério Público de SJRPreto (“Projeto Configurando Talentos”- de sua autoria) Participou da pesquisa: The Prevalence Of Developmental Dyscalculia in Brazilian Public School System (primeira pesquisa em Discalculia publicada na América Latina).

Ma. Silvana Mantovani: graduação em fonoaudiologia pela UNIRP; mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (Dislexia Visual), clínica no Instituto de Neurologia; atuou no Projeto Gato de Botas, atua na Vara da Infância e Ministério Público da Comarca de São José do Rio Preto.

Profa. Avelina Moraes, Psicóloga com especialização e Neupsicologia, pelo instituto de doenças neurológicas de São Paulo (INESP); Mestrado em Ciências da Saúde (FAMERP), Especialização em Psicoterapia Comportamental / Cognitiva (FAMERP), Clínica na área de avaliação neuropsicológica (infantil/adulto e idoso) na cidade de São José do Rio Preto - SP;

Cronograma do curso

Módulo 1 - 22/out/2022

Módulo 2 - 12/nov/2022

Módulo 3 - 26/nov/2022

Módulo 4 - 03/dez/2022

Módulo 5 - 17/dez/2022

Módulo 6 - 07/jan/2023

Módulo 7 - 21/jan/2023

Módulo 8 - 04/fev/2023

Módulo 9 - 25/fev/2023

Módulo 10 - 11/mar/2023

Módulo 11 - 25/mar/2023

Módulo 12 - 15/abr/2023

Módulo 13 - 29/abr/2023

Módulo 14 - 06/mai/2023

Módulo 15 - 20/mai/2023

Módulo 16 - 03/jun/2023

Módulo 17 - 17/jun/2023

Módulo 18 - 01/jul/2023

Módulo 19 - 29/jul/2023

Módulo 20 - 05/ago/2023 e 19/ago/2023

Sobre o curso

O curso é voltado para profissionais graduados das áreas da medicina, psicologia, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, e demais profissionais de nível superior interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos às Neurociências na Infância e na Adolescência.

Os 20 módulos contemplam as 180 horas de curso, com ensino presencial, mais as horas de estudo, e com duração de 10 meses.
 
A certificação FACERES e FAPERP será emitida aos alunos que cumprirem o mínimo de 75% de frequência.

Confirme sua inscrição

Valor do Curso: 12 x de R$ 290,00 no cartão ou 10 x de R$ 384,00 no boleto 
* desconto de 10% em grupo de 05 pessoas, solicite detalhes do desconto

FICHA DE INSCRIÇÃO