
Criado em novembro de 2008, a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, a Unesp e a Faperp, o CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) convida o visitante, a todo momento, a fazer ciência. O espaço contém inúmeros espaços temáticos, nos quais o público conhece os princípios físicos, químicos, biológicos e matemáticos que regem o universo e vivencia manifestações artístico-culturais de diversas partes do mundo.
Em 2013, um convênio assinado pelas três instituições supracitadas deu origem ao CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura), que contempla três centros integrados: o CICC, voltado para a alfabetização científica; o Cedet (Centro Integrado para o Desenvolvimento de Potencial e Talento), que realiza atividades destinadas preferencialmente para alunos da rede pública municipal que apresentam potencial ou talento nas diferentes áreas do saber; e o Cefor (Centro Integrado de Formação Continuada de Educadores), que oferece a professores da rede municipal de ensino cursos e outras atividades de formação.
As atividades do CIECC são definidas por uma comissão específica de cada centro, que atua sob a coordenação do Conselho Pedagógico-Científico-Cultural do Complexo. Em todas elas, há representantes das três instituições conveniadas. Segundo o convênio, à Prefeitura cabe, dentre outras coisas, a administração do CIECC, o repasse de recursos e a manutenção do prédio. A Unesp tem o papel de estimular o envolvimento de seus alunos e docentes nas atividades do CIECC e de disponibilizar acervo e material para a realização de mostras. A Faperp, por sua vez, assessora na gestão do quadro de pessoal do CIECC e operacionaliza as atividades financeiras.