FAPERP | Projetos Culturais
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
20016
page,page-id-20016,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.2.3,vc_responsive

Projetos Culturais

A Cultura existe para transformar. Ao inserir crianças, jovens e adultos em contextos culturais, de forma fundamentada, esses indivíduos se tornam mais críticos, criam novos conceitos e desenvolvem novas maneiras de percepção da vida e do mundo. Esse é um dos objetivo da Faperp.

Por meio de ações de produção e difusão artística em diferentes segmentos, a Fundação estimula a criatividade, a inspiração e a motivação. Como consequência, os participantes dos Projetos Culturais se mostram mais sensíveis, generosos e tolerantes, o que se reflete em pequenas atitudes no dia a dia. Muitas vezes, esses projetos são criados em parceria com a Educação para alcançar objetivos ainda mais específicos, como o estímulo à aprendizagem.

Público atendido

A atuação da Faperp na área cultural atinge todos os tipos de público – de crianças a idosos, de aspirantes a artista a artistas profissionais. Também contempla escolas, onde os projetos podem ser desenvolvidos, e, é claro, a comunidade, que se torna espectadora das apresentações de teatro, música, dança e outras expressões artísticas importantes. Por fim, o próprio poder público é beneficiado, por meio de políticas de valorização do patrimônio cultural material e imaterial.

Como funciona

A Faperp, nesta área, pode atuar em duas frentes: pública e privada. No atendimento da gestão pública, a Fundação supre uma necessidade de governos municipais. Quando essa necessidade é detectada, a Faperp levanta as informações junto às secretarias e departamentos municipais de Cultura e Educação e elabora uma proposta, descrevendo o objetivo, as justificativas e a metodologia aplicados em cada ação. Também são detalhadas as necessidades administrativas, como contratação de pessoal, cronograma de atividades, investimento, documentação necessária e responsabilidades – tanto da Faperp quanto do contratante. Após a apresentação da proposta, são elaborados os contratos e é feita a publicação em Diário Oficial. Na frente privada, a Faperp desenvolve a captação e a gestão de recursos para projetos culturais das mais variadas temáticas. O atendimento é feito ao público em geral que apresente uma ideia e precise de assessoria e know-how para desenvolvê-la. A Fundação também faz a intermediação do processo de desenvolvimento do projeto entre idealizador e patrocinador. Os recursos, nestes casos, podem ser oriundos do sistema público – como o Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, e a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, – ou privados.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS