FAPERP | Feira de Ciências Experimentais reúne 11 escolas rio-pretenses
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
21502
post-template-default,single,single-post,postid-21502,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Feira de Ciências Experimentais reúne 11 escolas rio-pretenses

Feira de Ciências Experimentais reúne 11 escolas rio-pretenses

Cerca de 120 alunos, com idade entre 11 e 17 anos, participam, nesta sexta-feira (23/10), da 3ª edição da Feira de Ciências Experimentais, promovida pelo CICC/CIECC (Centro Integrado de Ciência e Cultura), em parceria com a Unesp de Rio Preto e a Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto).

Eles cursam o Ensino Fundamental 2, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico, em 11 escolas das redes pública (municipal e estadual) e particular de Rio Preto, e desenvolveram projetos nas áreas de ciências, física, química, biologia, geologia, astronomia e matemática aplicada.

“Os alunos têm interesse pela ciência. Aguçados pela curiosidade, eles querem entender e explicar o mundo à nossa volta e acabam promovendo a transdisciplinaridade”, explica Alexandre Neves, coordenador de mostras do CICC e um dos responsáveis pelo evento.

A 3ª Feira de Ciências Experimentais será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, com visitação aberta ao público. Todos os projetos serão avaliados por uma equipe de professores convidados pela organização do evento. Ao final, serão premiados os estudantes responsáveis pelos melhores trabalhos e seus professores orientadores.

Os vencedores de cada categoria – Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico – receberão kits de microcontroladores, para serem utilizados em projetos de robótica. Além disso, os quatro primeiros colocados da rede pública receberão uma bolsa de iniciação científica júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pelo período de 12 meses, para o desenvolvimento de projetos experimentais.

Sobre o CICC
O CICC foi criado em 2008, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto, a Unesp e a Faperp, a fim de oferecer ao público maior contato com o universo da ciência. Desde 2013, integra o CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura), ao lado do Cedet (Centro Integrado para o Desenvolvimento de Potencial e Talento) e do Cefor (Centro Integrado de Formação Continuada de Educadores).

Serviço
3ª Feira de Ciências Experimentais

Quando: 23 de outubro (sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h
Onde: CICC/CIECC – Av. João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial, em Rio Preto
Informações: (17) 3232-9426
Entrada: franca

Nenhum Comentário

Comentar este Artigo