FAPERP | Faperp recebe o 5º Encontro da Rede Unesp de Fundações
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
22414
post-template-default,single,single-post,postid-22414,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Faperp recebe o 5º Encontro da Rede Unesp de Fundações

Faperp recebe o 5º Encontro da Rede Unesp de Fundações

Evento discutiu leis que regulam a atuação desse tipo de instituição

A Faperp recebeu, no final de outubro, o 5º Encontro da Rede Unesp de Fundações, contando com a participação de representantes de fundações que são vinculadas a unidades da Unesp. Esse é o caso da Faperp, que nasceu em 1996 por iniciativa de um grupo de professores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Unesp de São José do Rio Preto (SP), e de pessoas da sociedade civil rio-pretense.

Assim como nas quatro primeiras edições já realizadas ao longo deste ano em outras fundações que compõem a Rede Unesp de Fundações, o encontro teve o objetivo de fomentar discussões que estimulam a organização e a cooperação das fundações credenciadas ou das que estão no processo obrigatório de credenciamento.

Os assuntos discutidos tiveram como base o Marco Legal Regulatório, que regulamenta a atuação das fundações nos âmbitos público e privado.

Responsável pela abertura do evento, o diretor-presidente da Faperp, Prof. Luiz Carlos Baida, destacou a importância da Rede Unesp de Fundações e por que os encontros são importantes para as instituições que desenvolvem projetos por meio de estreita ligação com a Unesp: “Entendemos que o trabalho em sinergia das fundações ligadas à Unesp deve considerar toda complexidade das fundações no Estado de São Paulo. Há muita diversidade, o que permite o oferecimento de serviços bastante amplos e de qualidade”.

Na sequência, o representante da Assessoria Jurídica da Reitoria da Unesp, o advogado Dr. João Eduardo Lopes Queiroz, tratou do Projeto de Resolução do Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando a atuação das fundações com o amparo da Legislação Estadual e Federal: “Esse projeto é fundamental para as fundações atuarem respaldadas pela lei, evitando possíveis processos em meio à burocratização e extraindo um alto nível de atuação ao executar os projetos destinados a toda população”.

As demais palestras do evento deram foco na própria dinâmica da Rede Unesp de Fundações, abordando o exercício das suas funções em uma ampla cobertura territorial, tendo como base as leis e os decretos.

Próximo encontro

Seguindo o circuito de encontros, que acontecem a cada dois meses, o próximo será realizado em Araraquara (SP), no mês de dezembro. O rodízio de realização dos encontros serve para estreitar o relacionamento entre as fundações, além de ser uma forma de as fundações da Rede Unesp conhecerem a realidade de cada uma.

Nenhum Comentário

Comentar este Artigo