
FAPERP implanta base para Vigilância Socioassistencial em Araçatuba
Projeto tem como objetivo fazer um diagnóstico da realidade social do município
A partir desta terça-feira (18/08), a equipe de Projetos Sociais da Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto) estará em Araçatuba (SP) para implantar o projeto Bases para a Vigilância Socioassistencial, a fim de avaliar a realidade social da cidade.
“Trata-se de um processo coletivo institucional de implementação e valorização das características da realidade socioterritorial de Araçatuba e da dinâmica da gestão da política de assistência social no município”, afirma o coordenador de Projetos Sociais da Faperp, Ediney Ciamponi.
O projeto inicial, desenvolvido pela Faperp, ocorre em três etapas: levantar e consolidar as informações sobre as demandas e ofertas de proteção social em Araçatuba; subsidiar a consolidação do diagnóstico socioterritorial da cidade e estabelecer as bases para a instituição da Vigilância Socioassistêncial, área vinculada à gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. É a principal responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais.
Nenhum Comentário