FAPERP | Profissionais de Equoterapia em São José do Rio Preto
Cursos e atendimentos aplicados por profissionais da Equoterapia em São José do Rio Preto. Os benefícios da Equoterapia são inúmeros, saiba mais!
Equoterapia em São José do Rio Preto, Equoterapia como funciona, equoterapia profissionais, equoterapia cursos, equoterapia benefícios
22340
post-template-default,single,single-post,postid-22340,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Equoterapia para fins motores, cognitivos, educacionais e sociais

Equoterapia para fins motores, cognitivos, educacionais e sociais

A Equoterapia tem como objetivo geral contribuir de forma prazerosa para a aplicação de atividades lúdicas, educacionais e exercícios de coordenação motora, agilidade, flexibilidade, ritmo, concentração, lateralidade, entre outros.

Desenvolver a sensibilidade física e psíquica, na medida em que exige a constante percepção e reação frente a diversos estímulos. Assim, resultando em maior harmonia, equilíbrio físico e psíquico, proporcionando ao indivíduo o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando os seus limites visando a sua integração na sociedade.
A atividade proporciona mais independência nas atividades da vida diária e, consequentemente, melhora a qualidade de vida. Isto é possível devido ao fato de a interação com o cavalo proporcionar um estímulo direto no Sistema Nervoso Central.

A inovação do Centro Educacional de Formação e atendimento de Equoterapia é o atendimento Equoterápico Multidisciplinar que abrange a Pedagogia, Fisioterapia, Psicopedagogia, Psicologia, Arteterapia, entre outros, cujo objeto é atender as demandas encaminhadas para estimulação sensorial, físico/motor, emocional, cognitivo, psicomotor, linguagem, expressão, socioemocional, social, comportamento etc.
Nesta técnica podemos trabalhar o psicológico – com a interação com o animal – estimulação da autoconfiança e autoestima, atenção, concentração, memória, criatividade e socialização do paciente. Além de promover inclusão social por meio do desenvolvimento de suas capacidades, pois a Equoterapia vai muito além da “montaria”, podendo contar com atividades de manejo em solo como banho, escovação, encilhamento, atividades em baias ou em solos irregulares entre outras.

O ritmo do cavalo auxilia o praticante em diversos aspectos como; o balanço do andar do animal estimula a circulação sanguínea, o metabolismo e melhora o sistema cardiovascular e respiratório. O cavalo é utilizado como mediador e facilitador dos estímulos e através dele se estabelece uma harmoniosa relação entre praticante e equipe. Sendo o agente promotor de ganhos a nível físico, psíquico e intelectual.

Saiba mais: https://conteudo.faperp.org.br/centro-equoterapia

 








Serviço: 

Telefone: (17) 3211-1089

E-mail: faperp@faperp.org.br

Endereço: Rua Vilibaldo Urias Gomes, 2651 – Estância Jockey Clube São José do Rio Preto – São Paulo.

Nenhum Comentário

Comentar este Artigo