FAPERP | De 6 a 12 de abril, Rio Preto torna-se a capital do Hip Hop
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
21112
post-template-default,single,single-post,postid-21112,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

De 6 a 12 de abril, Rio Preto torna-se a capital do Hip Hop

De 6 a 12 de abril, Rio Preto torna-se a capital do Hip Hop

Adeptos da cultura do hip hop vêm de todo o país para acompanhar e participar da 7ª Edição do Festival Olho da Rua

Tem início na próxima segunda-feira (06/04), a 7ª Edição do Festival Olho da Rua, evento que celebra a cultura Hip Hop em São José do Rio Preto (SP). Até o dia 12 de setembro, a cidade será a capital desse estilo cultural, contando com a presença de artistas e participantes nacionais e internacionais do breaking dance.

Com apoio da Faperp (Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Rio Preto), em parceria com a Prefeitura do município, o Festival Olho da Rua tem o objetivo de ampliar a cultura artística local. “A cada ano, tentamos atingir novos públicos e propagar esse estilo musical O Hip Hop está presente na dança, na música, no grafite e no estilo de ser”, diz a coordenadora do evento Ana Paula Ribeiro.

Este ano, uma das novidades do Festival será o campeonato infantil de bboys – praticantes do breaking dance. Segundo a coordenadora, a ideia de criar uma atividade destinada às crianças surgiu ao perceber que esse público está cada vez mais atuante no evento. “No ano passado, fizemos uma brincadeira de breaking com a molecada e tivemos muitos participantes; agora criamos o Duelo Kids, com jurados e premiações, mas, independentemente de quem vencer, o importante é estimular neles o gosto pela nossa cultura”, explica. As inscrições podem ser feitas no dia do duelo, 11/03, a partir das 14h. Podem participar crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade.

Outras atividades integram a grade do evento, entre elas, a pintura dos pilares do pontilhão Jordão Reis. “Grafiteiros profissionais de Rio Preto e de Ribeirão Preto (SP) vão expor seus talentos em um dos locais mais movimentos da cidade. Os motoristas que passarem pela Avenida Philadelpho Gouvea Netto poderão apreciar a arte Hip Hop”, comenta Ana Paula.  Oficinas e vivências também fazem parte da programação. Alunos de algumas escolas públicas da cidade participarão de atividades especiais, o que será uma oportunidade para os organizadores do Festival identificar novos talentos. A participação em todas as atrações é gratuita.

Duelo de Titãs: participação internacional

O grande destaque do Festival Olho da Rua é o Duelo de Titãs, momento em que profissionais do breaking dance competem entre si. Quem conseguir realizar o movimento mais bonito, com grau maior de dificuldade, leva a melhor. Um dos jurados seráEvento de 2014. Fotos: idumbra o reconhecido bboy francês Bengi. “Pessoas de vários lugares do Brasil virão até Rio Preto prestigiar o evento e conhecer o bboy”, diz a coordenadora. Além de avaliar a atuação dos competidores, Bengi vai mostrar sua performance no breaking, participando de uma oficina no Centro Regional de Eventos e de uma vivência no projeto social Mundo Novo.

De acordo com Ana Paula, o francês figura entre as principais personalidades do mundo Hip Hop.  “Nos últimos anos, Bengi chamou a atenção da mídia e dos fãs ao desafiar, na dança, o bboy Lilou, outra ‘fera’ do breaking, e ter tido o desafio negado”, informa.

A inscrição para participar do Duelo de Titãs, entre os profissionais, já foi concluída pela internet nos meses de janeiro e fevereiro. No entanto, para oferecer a oportunidade para novos adeptos, horas antes da disputa oficial, uma seleção será realizada no local, no Centro Regional de Evento, no dia 12/03. Serão escolhidos cinco novos bboys.

Programação

06/04/2015

Segunda-feira

10h – “Graffite na Philadelpho”;

Artista: Grafiteiro Stan – SJRP;

Local: Av. Philadelpho Gouveia Neto.

07/04/2015

Terça-feira

10h – “Graffite na Philadelpho”;

Artista: Grafiteiro Edson – SJRP;

Local: Av. Philadelpho Gouveia Neto.

08/04/2015

Quarta-feira

10h – “Graffite na Philadelpho”;

Artista: Grafiteiro Lelin Alves – Ribeirão Preto;

Local: Av. Philadelpho Gouveia Neto.

09/04/2015

Quinta-feira

10h – “Graffite na Philadelpho”;

Artista: Lola Cauchick – Ribeirão Preto;

Local: Av. Philadelpho Gouveia Neto.

10/04/2015

Sexta-feira

15h – Vivência com BBoy Benji;

Local: Projeto Mundo Novo (Projeto Social).

11/04/2015

Sábado

Às 14h – Oficina com BBoy Benji (francês);

Às 15h – Campeonato Duelo Kids (Campeonato de Hip Hop para Crianças);

Apresentação de dança Alunos Casa do Hip Hop e da ECO;

Participação alunos escolas municipais e dos Núcleos da Esperança;

LOCAL – Centro Regional de Eventos.

12/04/2015

Domingo

14h – Campeonato Duelo de Titãs 2015 (Campeonato de Hip Hop para Jovens);

 Presença dos melhores bboys do Brasil (presença confirmada de dançarinos representantes do Maranhão, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e da nossa região);

Local: Centro Regional de Eventos.

*fotos: idumbra fotografia

Nenhum Comentário

Comentar este Artigo