FAPERP | Centro de Equoterapia
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
22423
page-template-default,page,page-id-22423,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Centro de Equoterapia

Com um método terapêutico educacional especializado, o Centro Educacional de Formação e Atendimento de Equoterapia Jockey Club aplica a Equoterapia por meio de programas personalizados e organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, seja praticada individualmente, seja em grupo.
Ao unirmos Educação à Equoterapia, fortalecido pela experiência da Faperp na área educacional, oferecemos um método terapêutico que inova as estratégias e as mediações no ensino e na aprendizagem, considerando o contexto multidisciplinar que envolve família, escola, técnicos especializados e praticantes.

Público atendido

A Equoterapia tem várias vertentes e atende praticantes com dificuldades específicas, atuando na área do comportamento classificado por indisciplina escolar, pois trabalha no comportamento individual ou em grupos, e no desenvolvimento cognitivo de praticantes. O tratamento também beneficia praticantes com deficiências motoras e/ou necessidades específicas, contando com orientação às famílias e cuidadores responsáveis.
Além disso, o Centro Educacional de Formação e Atendimento de Equoterapia Jockey Club atua na capacitação de profissionais da saúde e educação que desejam a formação em Equoterapia, como pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Como funciona

Na Equoterapia, o cavalo é o agente promotor de ganhos físicos e psíquicos. Entre o andar do humano e o do cavalo, existe um paralelismo que favorece a construção da percepção desse movimento. O ganho não é somente na montaria, mas também nos sentidos (visuais, auditivos, vestibulares, táteis, proprioceptivos etc.), estimulando a compreensão do mundo e de si mesmo.
A Equoterapia tem três principais objetivos a serem alcançados:
• Reabilitação física e/ou mental: técnicas de intervenções terapêuticas e educacionais;
• Reintegração e Integração sociofamiliar: técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas;
• Inserção e reinserção social: a fim de habilitar o praticante para o convívio social.
No Centro Educacional de Formação e Atendimento de Equoterapia Jockey Club são oferecidos os programas: Hipoterapia; Educação; Arteterapia, Programa pré-esportivo; Volteio terapêutico/equestre; Horsemanship e PAEDA (Programa de Atendimento Equoterápico nos Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem).
Para agendamento e mais informações entrar em contato por e-mail: educacional@faperp.org.br ou pelo telefone: 17 3211-1089.

Saiba Mais


A partir de 10 de novembro de 2019, a reabilitação por Equoterapia foi regulamentada pela Lei Nº 13.830/2019 e exigida em planos de saúde, quando houver prescrição médica. Deseja saber mais sobre como essa metodologia pode ajudar? Saiba mais e agende seu atendimento ou formação aqui: https://conteudo.faperp.org.br/centro-equoterapia