FAPERP | Instruções
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto
20361
page-template-default,page,page-id-20361,page-child,parent-pageid-20004,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,select-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Instruções

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÕES DE APOIO

1. APRESENTAÇÃO

A Faperp tem como compromisso o fomento ao desenvolvimento científico, cultural, educacional e social. Uma das formas de apoio oferecido pela Faperp é o auxílio financeiro para realização de eventos e projetos acadêmicos, além de ações culturais.

Os apoios são financiados com recursos próprios da Fundação, de acordo com a receita de cada ano. A Fundação não recebe nenhum tipo de repasse de nenhum órgão ou instituição. Os recursos são provenientes da execução de seus próprios trabalhos.

2. TIPOS DE APOIO

A Fundação Faperp visa apoiar eventos e projetos acadêmicos e culturais, tais como: semanas de cursos de graduação, seminários, congressos, apresentações de trabalhos, publicações científicas e culturais, projetos de pesquisa e extensão.

3. PRAZOS

As solicitações de apoio financeiro ocorrem em fluxo contínuo, devendo, entretanto, ser encaminhadas com, pelo menos, 60 dias de antecedência da necessidade de dispêndio dos recursos solicitados.

4. LIMITES APROVADOS

Para que um maior número de solicitações seja atendido, a Faperp limita o apoio financeiro conforme o quadro abaixo:

MODALIDADES* LIMITES MÁXIMOS
Apoio à Organização de Eventos R$ 1.000,00
Apoio à Pesquisa R$ 2.000,00
Apoio à Participação em Eventos(somente com apresentação de trabalho) País: até R$ 1.000,00
Exterior: até R$ 1.500,00
Apoio à Publicação R$ 2.000,00
Apoio à Extensão R$ 2.000,00

* Cada solicitante poderá pleitear somente um apoio por modalidade no interregno  de um ano.

5. FORMULÁRIOS (XLS)

  • Apoio à Organização de Eventos
  • Apoio à Pesquisa
  • Apoio à Participação em Eventos
  • Apoio à Publicação
  • Apoio à Extensão

6. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para que as solicitações sejam submetidas à análise e aprovação, é necessário que estejam completas e com os documentos abaixo solicitados.

SOLICITAÇÃO DOCUMENTOS
Apoio à Organização de Eventos
  • Ofício de encaminhamento para Diretor(a) Científico(a);
  • Formulário (modelo site Faperp);
  • Orçamento Detalhado;
  • Programação do Evento;
  • Forma de divulgação da Faperp*;

* Conforme orientação no item 8;

Apoio à Pesquisa
  • Ofício de encaminhamento para Diretor(a) Científico(a);
  • Formulário (modelo site Faperp);
  • Projeto de Pesquisa Completo;
  • Súmula Curricular do Solicitante;
  • Parecer Comissão Ética (Quando Cabível);
  • Orçamento Detalhado;
  • Forma de divulgação da Faperp*;

* Conforme orientação no item 8;

Apoio à Participação em Eventos Nacionais e Internacionais, necessariamente com apresentação de trabalho. As solicitações serão priorizadas caso a caso, conforme  demanda, disponibilidade orçamentária e de acordo com índices e indicativos capazes de refletir a qualidade do evento.
  • Ofício de encaminhamento para Diretor(a) Científico(a);
  • Formulário (modelo site Faperp);
  • Programa do Evento;
  • Trabalho a ser apresentado;
  • Aceite do Trabalho a ser apresentado;
  • Orçamento Detalhado;
  • Forma de divulgação da Faperp*;

* Conforme orientação no item 8;

Apoio à Publicação livros e artigos científicos. As solicitações serão priorizadas caso a caso, conforme demanda e disponibilidade orçamentária. Para artigos científicos, levar-se-á em conta o Fator de Impacto (IF – Impact Factor) oficial da Web of Science – Clarivate Analytics e, na falta deste, poderá ser considerado o Qualis/Capes. Artigo a serem veiculados em periódicos que não estiverem inclusos em um dos dois índices mencionados, não serão apoiados. No caso de livros, a análise será realizada com base na reputação acadêmica da editora responsável pela publicação, assim como na relevância e abrangência do tema.
  • Ofício de encaminhamento para Diretor(a) Científico(a);
  • Formulário (modelo site Faperp);
  • Exemplar do livro e/ou cópia do artigo;
  • Orçamento Detalhado;
  • Aceite da publicação (no caso de artigo científico);
  • Avaliação final de corpo editorial (no caso de livro e dependendo do caso);
  • Forma de divulgação da Faperp*;

* Conforme orientação no item 8;

Apoio à Extensão
  • Ofício de encaminhamento para Diretor(a) Científico(a);
  • Formulário (modelo site Faperp);
  • Projeto de Extensão Completo;
  • Orçamento Detalhado;
  • Forma de divulgação da Faperp*;

* Conforme orientação no item 8;

7. ENVIO DE SOLICITAÇÃO

Após o preenchimento do Formulário de Solicitação, o solicitante deve imprimir, assinar e juntar todos os documentos necessários, entregando-os na sede da Faperp, na Rua Siqueira Campos, nº 3718, Bairro Santa Cruz, São José do Rio Preto (SP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

8. FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA LOGOMARCA DA FAPERP

  • Apoio à Organização de EventoA logomarca da Faperp deverá ser inserida no material de divulgação do evento (banner, folder, cartaz etc) e também na ocasião da realização do mesmo. Retirar o banner na sede da Faperp para ficar exposto no local.
  • Apoio à PesquisaO apoio da Faperp deverá ser divulgado na publicação da pesquisa, nos agradecimentos e em qualquer divulgação da pesquisa.
  • Apoio à Participação em Evento – O apoio da Faperp deverá ser divulgado conforme os seguintes itens:a. No caso de sessão de comunicações, deverá ser inserido no slide da apresentação do trabalho, bem como nos agradecimentos da exposição.b. Em apresentações em forma de pôster, a logomarca deverá ser inserida no banner.c. Em publicações de resumos em anais, deverá constar o nome da Faperp e o número do processo.
  • Apoio à Publicação – O apoio da Faperp deverá ser divulgado conforme os seguintes itens:

a. No caso de livros, deverá ser inserida a logomarca na capa ou contracapa do livro e nos agradecimentos. Caso não seja possível a inserção da logomarca, por questões editoriais, bastará a inserção do nome da Faperp e do número do processo na contracapa e nos agradecimentos;

b. No caso de artigos, deverão ser inseridos nos agradecimentos o nome da Faperp e o número do processo;

  • Apoio à Extensão – O apoio da Faperp deverá ser divulgado no projeto de extensão, nos agradecimentos e em qualquer divulgação do projeto.

9. PRESTAÇÃO CONTAS

Todas as solicitações aprovadas, obrigatoriamente, deverão apresentar a prestação de contas em, no máximo, 30 dias após a realização do evento/pesquisa/extensão/publicação. Essas solicitações deverão ser entregues na sede da Faperp, na Rua Siqueira Campos, nº 3926, Bairro Santa Cruz, São José do Rio Preto (SP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

  • Documentos para prestação de contas:
  • Ofício de encaminhamento para o(a) Diretor(a) Científico(a);
  • Relatório do Evento/Científico;
  • Relatório Financeiro, sendo que os comprovantes ORIGINAIS OU CÓPIAS AUTENTICADAS deverão ser EM NOME DO SOLICITANTE;
  • Certificado de participação e/ou apresentação de trabalho, se for o caso.

10. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

As solicitações serão submetidas à aprovação pela Diretoria da Faperp após análise da área científi’ca e de acordo com um ou mais pareceres científicos emitidos por assessores ad-hoc, caso se façam necessários.